sexta-feira, 1 de abril de 2011

1° ata da Reunião com a Prefeitura com a AMOALUZ sobre Projeto Nova Luz

Caro Leitor,

Nosso blog tem dado em primeira mão os desdobramentos das reuniões setoriais realizadas na Prefeitura. Que tem como critério de trabalho em dividir grupos em residênciais e não-residências (inclue lojistas, comerciantes da região). As reuniões setoriais com as lideranças da moradia continuam.

Como já comentamos no post anterior, solicitamos a Prefeitura as ATAS PÚBLICAS dessas reuniãos. Pois, como o projeto Nova Luz é público e atinge a vida de muitas pessoas, todo o processo precisa de participação popular. Afinal, os dias e horários marcados pela Prefeitura para que aconteçam as reuniões, tenho certeza, que muitos gostariam de participar, mas não podem.  Sendo assim, os mesmos poderiam acompanhar via internet se estivesse publicadas, ao menos.
Pois bem, as atas até o momento não foram feitas, para que possamos trabalhar dentro do critério da transparência, vamos postar aqui a Ata feita por nós.
Assim, caro leitor, é possível você acompanhar o que acontece, enquanto esperamos a ata da Prefeitura.

Grata por nos acompanhar.
beijos
Luz e Paz nos corações sempre!
Paula Ribas


Segue abaixo na integra  ata  referente a reunião do dia 24/03/11:


PROJETO  NOVA LUZ
REUNIÃO SETORIAL COM A MORADIA . 24/03/11 . LOCAL: PMSP – ED. Martineli 18 andar

PRESENTES:
Miguel Bucalem (SMDU), Ricardo Pereira Leite (SEHAB), Domingos Pires (SP Urbanismo), Luiz Ramos (SMDU), Camila Maleronka (SP Urbanismo), Maria Estela (SMDU), Alonso Lopez (SEHAB), Angela Barbon (COHAB), Marília Fernades (SP Urbanismo),  Marianne Biele e Claudia Cid (Consórcio Nova Luz).
Entidade: AMOALUZ

PAUTA 01:
Processo Participativo

- A AMOALUZ declarou a insatisfação em saber que estavam ocorrendo reuniões setoriais apenas com a Associação de Comerciantes da Santa Ifigênia, sem a participação dos outros atores envolvidos.

- A PMSP informou que iniciou as reuniões setoriais com os comerciantes por considerar a posição deles mais problemática, e que reuniões com os moradores também estavam previstas.

- A AMOALUZ solicitou à PMSP que fossem realizadas reuniões com todos os grupos envolvidos e que além das reuniões setoriais entre moradia e comércio também ocorressem reuniões mensais com a participação de todos os envolvidos.

- A AMOALUZ questionou a falta de comunicação e de transparência no Projeto Nova Luz e solicitou que as atas de reuniões e as agendas das mesmas fossem publicadas no site do projeto Nova Luz, de forma a construir um processo participativo aberto, transparente  e democrático.

- A AMOALUZ perguntou sobre a formação do Conselho Gestor do projeto Nova Luz e sobre o Conselho Gestor da ZEIS, que já deveria ter sido implantado a medida que estamos debatendo a ZEIS.

- A PMSP informou que iniciará as reuniões setoriais com todos os grupos e irá avaliar a possibilidade de ter reuniões gerais, bem como de publicar as atas no site do projeto. Informou que os Conselhos estão sendo formados, porém sem data prevista para iniciar.

PAUTA 02:
Cadastramento dos Moradores

- A AMOALUZ afirmou que quer contribuir para o cadastramento dos moradores, pois o considera importante para o detalhamento do projeto e a identificação dos moradores e comerciantes na área, porém solicita:
-        Que os comerciantes também sejam cadastrados, e não apenas moradores.
-        Que o cadastrado receba um protocolo informando que foi cadastrado para fins do projeto Nova Luz no dia x.
-        Que os resultados e a tabulação destes resultados sejam públicos e acessíveis à população e aos atores envolvidos.
-        Que seja revisto o item do cadastro que pede para que o entrevistador 'não pergunte, apenas observe' as condições do imóvel, a medida que o entrevistado deve ter plena ciência de todos os itens avaliados pelo cadastro, a ser feito de forma transparente e pactuada.

- A PMSP informou que os comerciantes também serão cadastrados (sem previsão da data de início); que os dados serão públicos e que irá rever o item que não informa o cadastrado sobre a avaliação do entrevistador.

- A PMSP ficou de dar retorno perante a solicitação de fornecer um protocolo às pessoas cadastradas.

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates