quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sobre gravar e filmar reuniões públicas do Projeto Nova Luz, lembranças e laços de ovos de chocolate



 Lembrete para a Prefeitura e o consórcio Nova Luz em publicar  as atas das reuniões com a moradia.
Já stamos na 8° semana de reunião e até agora nada está por escrito.
No blog você encontro as atas escrita por nós da AMOALUZ
foto: Paula Ribas

Caro leitor,

A tecnologia é infalível?
É boa quando funciona, computador é ótimo quando tem energia elétrica.
Gravação de reuniões públicas em audio e video serve pra quê?

Nessa terça-feira (19/04), às 19h, aconteceu a 2° reunião para a formação do conselho gestor da ZEIS, organizado pela Prefeitura e o consórcio Cia City.

O local marcado foi no espaço Nova Luz com alguns moradores da região da ZEIS. O modo de convocação para a reunião onde vai discutir o conselho gestor da ZEIS foi bem peculiar: uma carta enviada em papel timbrado ao síndico pela manhã chamando-o para a reunião no mesmo dia de noite!
Nem preciso falar que na reunião participaram por volta de 15 pessoas, dentre elas, sem conhecimento prévio do Projeto Nova Luz.

Nossa experiência com os síndicos: quando fazemos a ação do megafone na rua (veja link) vemos que alguns síndicos nem sempre moram nos prédios, não acompanham o dia a dia do morador, nem tão pouco do bairro. Muitos sindicos ainda não sabem sobre o Projeto Nova Luz, são muitos os casos de moradores que expressam a falta de informações dos sindicos dos prédios.

Quem conduziu as duas reuniões até o momento foi Alonso Lopez, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, devidamente paramentado de sua lapela (microfone sem fio) em sua sedosa e alinhada camisa.
Ah, vale a pena dizer, que toda a reunião é gravada em áudio e video. Para quê?
O próprio Alonso abre a reunião justificando a presença da câmera de gravar e os microfone: " pessoal a reunião está sendo gravada para que possamos escrever com mais detalhe as atas. Quando forem falar usem o microfone que também está sendo gravado..." Gravar apra escrever as atas que já deveriam ser material de conhecimento público? Essa necessidade de "precisão" geram muita ineficiência.
Se até o presente momento não há sequer uma só ata publicada, será que terão tempo para assistir e ouvir as reuniões que duram em média 3horas? Para isso terão tempo?

Espero que os vídeos e as gravações os ajudem  a lembrar o que as pessoas falam e querem e, assim, possam inserir a demanda já bastante evidente e bem comunicadas sobre o projeto.

Prefiro o velho sistema do laço no dedo.
Vovó sempre disse ser infalível!
Vou recorrer ao conselho da minha querida avó e aproveito o laço do meu ovo de páscoa para lembrar o Sr. Alonso, o Consórcio Nova Luz , bem como, a Prefeitura para publicarem as atas das reuniões que até o momento nada foi divulgado. Também quero lembrar que as nossas reinvidicações já aqui publicadas (veja o que já foi colocado em reunião)  também não foram atendidas. Até agora só reuniões e nada de ações!

Uma ideia melhor: como todos terão ovos de páscoa, que tal colocarem os laços nos dedos e só tirarem até lembrar das atas que devem ser públicas.

Beijos
Boa Pascoa à todos!

Luz e Paz nos corações
Paula Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates