segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

AMOALUZ em Documentário Espanhol! Por LEFT HAND ROTATION

Entrevista com Lolo e Sara sobre o projeto LEFT HAND ROTATION 

A jornalista Camila de Oliveira registra o trabalho de Lolo e Sara,
que vieram ao Brasil  rodar o documentário sobre as lutas sociais de moradia
para enfrentar o projeto Nova Luz
(foto: Paula Ribas)


Os documentáristas Lolo e Sara em São Paulo/ Brasil


Paula Ribas entrevista os documentaristas sobre a impressão do centro de São Paulo
(foto: Camila de Oliveira)


Eles ficaram hospedados no hotel Natal, situado na Rua Guaianazes para vivenciar a "cracolândia" e contribuir com suas impressões
(foto: Camila de Oliviera)


Caro Leitor,

Em outubro de 2011 tivemos o prazer em receber  na AMOALUZ  os documentáriastas Lolo e Sara, são espanhóis de Madri, membros do grupo de intervenção artística LEFT HAND ROTATION .

Dentro de uma plataforma maior que discute gentrificação em épocas de globalização está o projeto Museo de los Desplazado , veja aqui a plataforma do projeto Nova Luz  (CLICK AQUI).

A dupla de artistas multimedias vieram conhecer de perto e saber como a sociedade civil organizada resiste ao projeto Nova Luz.

Por meio de pesquisa na internet, Lolo e Sara encontrou o blog APROPRIAÇÃO DA LUZ e nos contatou.
Depois de algum tempo falando via e-mail, nos encontramos no Brasil e os apresentei o bairro Santa Ifigênia e Luz e nossa luta pela inclusão social.

Tive a oportunidade de conversar com eles sobre os impactos negativos que o social tem sofrido no projeto Nova Luz indo a campo. Os levei para conhecer vários pontos polêmicos do bairro, bem como, vários pontos positivos e importantes, como: Ocupação Mauá, os quarteirões demolidos, o comércio da região, entre outros. No documentário você vai ver nosso tour pelo perímetro de intervenção do projeto.

Tive a experiência de trocar informações com ele sobre os impactos urbanísticos que também aconteceram em Barcelona, que ,segundo eles,  foi danoso a população.

Nesse fim de semana tive o contato deles por e-mail, tenho a feliz notícia que o documantério está pronto


VEJA O DOCUMENTÁRIO (CLICK AQUI)


Veja também no FLICKR as fotos durante o workshop realizado no bairro da Santa Ifigênia e Luz (CLICK AQUI).

Lolo e Sara conseguiram traduzir e colocar por meio das imagens e da edição a essência da nossa luta.
Deixaram fluir a humanidade dentro de todo esse debate, a parte mais sensível foi exposta e considerada como  elemento importante. Sara e Lolo conseguiram trazer a voz e denunciar o que está evidente no projeto Nova Luz: a exclusão social!

Sou muita Grata a Lolo e Sara por nos ajudar a denunciar e divulgar a covardia do projeto Nova Luz no Brasil. E, principalmente, a covardia contra o ser humano.

O documentário será tema de debate na Universidade de Madri e ficará em exposição no Instituto Miguel de Cervantes na Espanha, para consulta pública.

Que a nossa voz e nossas ações ultrapassem todas as fronteiras.
E que a inclusão seja realidade em todos os lugares, em todos os paíse haja amor ao povo.
Coragem e amor!

Grata
beijos
Paula Ribas

1 comentários:

Eduardo Costa disse...

Paula, não sei se vai se embra de mim.
Organizei aquelas mesas na Casa de Dona Yayá, sobre o projeto Nova Luz.
Recebi o link para o documentário do LEFT HAND e fiquei muito contente com a iniciativa. Estou repassando para alguns colegas, que, certamente, vão adorar.
Um abraço grande para você.
Eduardo (eduardocosta01@gmail.com)

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates