domingo, 15 de julho de 2012

Convite Casa da Cidade - Nova luz - E se nossas vozes fossem ouvidas?


Primeiro debate sério sobre o Nova Luz aconteceu na Casa da Cidade, no dia 20/02/2011 onde a AMOALUZ teve a oportunidade em participar com a arquiteta urbanista, Raquel Rolnik, Nabil Bonduki e representates da Prefeitura de SP
(foto: Camila de Oliveira)


Caros parceiros,

A Casa da Cidade, dando continuidade  ao debate das intervenções urbanas em curso na cidade, promoverá, em conjunto com a geógrafa Ros Mari Zenha, representante da sociedade civil (Macro Região Centro Oeste 1 - Lapa, Pinheiros e Butantã) no CADES - Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e outras entidades da região, uma reunião aberta sobre o Projeto Nova Luz, em especial s obre o  EIA/RIMA elaborado pela Prefeitura de São Paulo.

Esse evento visa preparar, de maneira democrática, a manifestação técnica da nossa conselheira na próxima reunião do CADES. 


Em 26 de junho, a representação da sociedade civil  votou contra o Parecer Técnico, favorável ao EIA/RIMA do Projeto Nova Luz, na Câmara Técnica III, sendo voto vencido. Em 05 de julho, na 30a. Reunião Plenária do Cades/SVMA, o único ítem de pauta foi a "Discussão e votação do Parecer Técnico 23/Cades/2012", elaborado pela Câmara Técnica III.
Como o Regimento Interno do Cades dá aos conselheiros a prerrogativa de pedir "vistas ao processo" quando se sentirem sem convicção para proferir seu voto, nossa representante utilizou esse expediente, dada as inúmeras lacunas e encaminhamentos discutíveis identificados ao longo de todo esse processo.
A reunião foi suspensa e a sociedade civil conta com 20 dias para análise do processo.
Diante desse quadro, nossa representante, em conjunto com várias entidades da região, considerou fundamental a realização de um encontro para aprofundar o debate do tema, de modo a dar subsídios à posição a ser encaminhada na próxima reunião do Cades.
Vamos fazer com que as as nossas vozes sejam ouvidas!!!

Reunião Aberta para definição da posição da sociedade civil sobre o EIA/Rima do Projeto Nova Luz.
Presenças confirmadas:
Ros Mari Zenha  - Representante da Macro Região Centro Oeste 1 (Lapa, Pinheiros e Butantã) no CADES 
Paula Ribas -  Associaçao dos Moradores da Santa Ifigênia e Luz (AMOALUZ e conselheira da ZEIS)
Simone Gatti- Arquiteta Urbanista e conselheira da ZEIS
Nabil Bonduki - Urbanista, Professor de Planejamento da FAU-USP
Raquel Rolnik -  Relatora  dos Direitos de Habitação da ONU, Professora da FAU-USP
Tony Santana - Presidente da AMSI - Associação dos Moradores da Santa Ifigênia


Quando: Dia 18 de julho (quarta-feira), às 19h00
Onde:     Associação Casa da Cidade, Rua Rodésia 398, Vila Madalena  (Tel. 38143372)
Contamos com sua presença!!

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates