quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Haddad vai rever Nova Luz e "congelar" Faria Lima

Plenária com Fernando Haddad na Rua Santa Ifigênia com representantes da moradia e com o comércio da Santa Ifigênia  e Luz
(foto: Camila de Oliveira)
Caros parceiros,

Como era de se esperar, Fernando Haddad, prefeito que assume a prefeitura de São Paulo em 2013, vai discutir o projeto Nova Luz com a sociedade civil organizada da região.

Já tínhamos esse compromisso e agora o governo petista já dá sinais para esse reparo necessário a ser feito quanto ao projeto já no primeiro semestre de 2013.

O que queremos foi sempre o que pleiteamos na gestão Kassab: rediscutir o projeto com a sociedade civil desde o seu início com a inclusão de quem está na região. Mas, a proposta não foi aceita e tínhamos espaço apenas para remendos. 

Bem vindo Fernando Haddad! 
Estamos a disposição para dialogar e construir um centro de SP digno e com equilíbrio social.

Paula Ribas



Veja o que saiu hoje no jornal Estado de São Paulo: 

Haddad vai rever Nova Luz e "congelar" Faria Lima

07 de novembro de 2012 | 10h 13
DIEGO ZANCHETTA E FERNANDO GALLO - Agência Estado
O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vai modificar as desapropriações previstas no projeto da Prefeitura planejado desde 2005 para revitalizar a região do centro de São Paulo conhecida como cracolândia. O futuro governo também sinalizou que vai parar de liberar novos prédios, por meio da venda de Cepacs (Certificados de Potencial Construtivo), nas regiões das Avenidas Brigadeiro Faria Lima e Jornalista Roberto Marinho.
As duas ações fazem parte do pacote de reforma urbana que Haddad promete encaminhar à Câmara Municipal no primeiro semestre do ano que vem.
O Nova Luz, bandeira da gestão José Serra/Gilberto Kassab, prevê, entre outras ações, transferir a gestão de 45 quadras do bairro da Luz à iniciativa privada, além de desapropriar e demolir 50% da área compreendida no perímetro formado pela Rua Mauá e as Avenidas São João, Ipiranga, Cásper Líbero e Duque de Caxias. O objetivo de Kassab era levar 15 mil novos moradores para a região.
Haddad quer agora ouvir moradores e comerciantes da Rua Santa Ifigênia, contrários ao projeto, para enviar as modificações para aprovação da Câmara Municipal. Em agosto, durante a campanha, o prefeito eleito já havia se comprometido com lojistas da área a "acabar com o pesadelo" que consta no projeto atual. O petista quer um "novo desenho" para a proposta, com o fim da maior parte das desapropriações previstas para moradores e comerciantes da região.
No caso das operações urbanas na Faria Lima e na Água Espraiada, integrantes da transição entendem que o futuro governo está obrigado a preservar o direito adquirido de quem já comprou Cepacs - títulos que permitem construir imóveis acima da metragem permitida pela lei de zoneamento -, mas avaliam que a tendência é de que o governo não permita a venda de novos títulos, uma vez que consideram que as duas regiões estão saturadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Fonte: Jornal Estado de São Paulo 

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates